sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Dicas de memorização para concursos
Apenas ler?
Não. Leia textos de estudo super concentrada.
Não pode ser leitura superficial.
Dicas
O que você faz antes da leitura, determina a sua concentração
O que você faz depois da leitura, determina a sua memorização
Fichamento
Acabando a leitura, imediatamente faça fichas de resumo rápidas e exercícios de fixação (para fixar 70% da matéria que aprendeu)
Guarde a ficha para revisar futuramente.
A ficha deve conter "Palavras-chave, ideias e lembranças do texto"
Ler um pouco por dia
Leia um pouco por dia de um livro, no final do ano você verá quantos livros conseguiu ler.
Quanto mais eu ensino os outros, mais aprendo.
Como eu faria para explicar isso a outra pessoa?
Fazer revisões a cada semana / 15 dias para ativar memória de longo prazo
Dicas para memorização / ganho real de memória
1. Atividade física
2. Alimentação saudável
3. Beber água
4. Dormir bem
5. Fazer palavras cruzadas para reativar a memória
6. Leitura / Redação
sexta-feira, 26 de agosto de 2016
Dica valiosa para estudar pra concursos
Estudar duas matérias por dia.
Após estudar cada matéria fazer uma pequena revisão do conteúdo para combater a curva do esquecimento.
No dia seguinte dar outra revisada e fazer questões.
Após estudar cada matéria fazer uma pequena revisão do conteúdo para combater a curva do esquecimento.
No dia seguinte dar outra revisada e fazer questões.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
Pronomes ''o'' e ''lhe'' empregam-se em situações diversas
Não são poucos os que fazem confusão na hora de usar os pronomes átonos. O problema é comum entre as formas de terceira pessoa (do singular e do plural), cujo correto uso depende do conhecimento da regência dos verbos.
Os verbos transitivos diretos têm como complemento as formas o, a, os, as, e os transitivos indiretos que regem a preposição “a” requerem as formaslhe ou lhes.
Verbos transitivos diretos são os que exigem como complemento um termo não preposicionado (fazer algo, comprar algo, saber algo, estimular algo, fomentar algo, ilustrar algo etc.); verbos transitivos indiretos têm como complemento um termo preposicionado (pertencer a algo, gostar de algo, conversar com alguém etc.).
Os transitivos diretos sempre têm seu complemento permutável por uma forma átona (fazê-lo, comprá-lo, sabê-lo, estimulá-lo, fomentá-lo, ilustrá-loetc.), o que nem sempre ocorre com os indiretos. O complemento indireto substituível por “lhe” é o que se inicia pelo “a” (a ele = lhe, a eles = lhes), como ocorre com pertencer-lhe.
Há verbos que admitem os dois complementos, sendo, em geral, o indireto (lhe) o que se refere ao destinatário da ação. Assim: entregou-lhe o documento (a ele), devolveu-lhe o cargo (a ele), disse-lhe a verdade (a ele) etc.
Os pronomes “lhe” e “lhes” também se empregam em outra situação. Por vezes, assumem o valor aproximado de um pronome possessivo. É o que ocorre no exemplo a seguir:
Rousseau nasceu na Suíça e seu pai, o relojoeiro huguenote Isaac Rousseau, desde cedo estimulou-lhe o amor pelas letras e pela música.
É fácil perceber que o pronome “lhe” indica não aquilo que foi estimulado (que é o amor pelas letras e pela música), mas a pessoa que tinha amor pelas letras e pela música (estimulou o seu amor pelas letras e pela música). Caso semelhante ocorre em outro fragmento, no qual, entretanto, há também um uso inadequado do pronome “lhe”:
Mas o melhor mesmo é que não haverá um hesitante e contemporizador José Serra a lhe tolher as decisões e a impedir-lhe de dizer certas verdades.
O primeiro “lhe” está correto (a tolher as suas decisões), mas o segundo não. O verbo “impedir” requer objeto direto de pessoa (impedir alguém de fazer algo), portanto “a impedi-lo de dizer certas verdades” seria a construção correta.
O uso incorreto do “lhe” (no lugar das formas “o” e “a”) observa-se com certa frequência. Assim:
Eu lhe conheci no dia do seu aniversário, 14 de março, meu primeiro dia de aula na Faculdade de Direito.
Uma pessoa conhece outra, sem preposição, portanto o correto seria “eu oconheci” ou “eu a conheci”, dependendo do sexo da pessoa em questão. O mesmo tipo de problema ocorre no fragmento abaixo:
Em "Something for Everybody", lançado agora no Brasil, o grupo recupera, com o mesmo vigor, todos os elementos que lhe fizeram singular nos anos 1980.
O verbo “fazer” é transitivo direto (fazer algo, fazer alguém feliz, fazer o grupo singular). No caso, teríamos “todos os elementos que o fizeram singular”.
Mais um caso desse tipo ocorre a seguir:
Com que frequência você esquece seu nome de usuário e senha, e quanto isso lhe irrita?
O verbo “irritar” também é transitivo direto, logo seu complemento não pode ser o pronome “lhe”. A construção correta seria “quanto isso o irrita”. Na maior parte das vezes, a confusão é essa, ou seja, o lhe no lugar de o ou do a. Não é impossível, porém, talvez até por hipercorreção, ocorrer o contrário:
A medida permitiu-a economizar mais do que imaginara.
Num caso como esse, o correto seria o uso do pronome “lhe”, pois a medida permitiu algo (economizar mais do que imaginara) a alguém (a ela = lhe). Corrigindo o trecho, teríamos o seguinte: A medida permitiu-lheeconomizar mais do que imaginara.
Uma estratégia que pode ajudar a identificar os transitivos diretos (cujos complementos são o, a, os e as) é tentar passá-los para a voz passiva. Somente os transitivos diretos (com raras exceções) admitem essa transformação. A título de exemplo, veja o seguinte:
Beneficiou-o (algo/ alguém foi beneficiado)
Celebrou-o (algo foi celebrado)
Convidou-o (alguém foi convidado)
Estimulou-o (algo/alguém foi estimulado)
Focou-o (algo foi focado)
Fomentou-o (algo foi fomentado)
Impactou-o (algo foi impactado)
Irritou-o (alguém foi/ ficou irritado)
Parabenizou-o (alguém foi parabenizado)
Nesses casos, não cabe o pronome “lhe”. Observe como se constroem os verbos pagar, perdoar e agradecer:
Agradeceu-lhe o convite (agradecer algo a alguém)
Pagou-lhe a dívida (pagar algo a alguém)
Perdoou-lhe a ofensa (perdoar algo a alguém)
Fonte: http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/pronomes-o-e-lhe-empregam-se-em-situacoes-diversas.jhtm
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Como usar verbos abundantes no particípio
Regra
Verbos Ter/Haver
Usar o particípio regular (longo)
Verbos Ser/Estar/Ficar
Usar o particípio irregular (curto)
Verbos Ter/Haver
Usar o particípio regular (longo)
Verbos Ser/Estar/Ficar
Usar o particípio irregular (curto)
Verbo
|
Regular e Irregular
|
Aceitar
|
Aceitado e aceito
|
Acender
|
Acendido e aceso
|
Benzer
|
Benzido e bento
|
Concluir
|
Concluído e concluso
|
Eleger
Emergir
Entregar
Enxugar
Expelir
Expressar
Exprimir
Expulsar
Extinguir
|
Elegido e eleito
Emergido e emerso
Entregado e entregue
Enxugado e enxuto
Expelido e expulso
Expressado e expresso
Exprimido e expresso
Expulsado e expulso
Extinguido e extinto
|
Frigir
Findar
|
Frigido e frito
Findado e findo
|
Imergir
Imprimir
Inserir
Isentar
|
Imergido e imerso
Imprimido e impresso
Inserido e inserto
Isentado e isento
|
Limpar
|
Limpado e limpo
|
Matar
Morrer
|
Matado e morto
Morrido e morto
|
Omitir
|
Omitido e omisso
|
Prender
|
Prendido e preso
|
Romper
|
Rompido e roto
|
Salvar
Segurar
Soltar
Submergir
Suprimir
Suspender
|
Salvado e salvo
Segurado e seguro
Soltado e solto
Submergido e submerso
Suprimido e supresso
Suspendido e suspenso
|
Tingir
|
Tingido e tinto.
|
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
Auxiliar de compras
AUXILIAR DE COMPRAS, ARQUIVO E PATRIMÔNIO
Conhecimentos Específicos: Noções de Arquivo, controle de patrimônio, contabilidade, balancete, consulta/levantamento de preços de mercado; Noções de Direito Administrativo; Lei Federal nº 8.666/93 e Princípios Constitucionais da Administração Pública.
Língua Portuguesa:
FONOLOGIA: Conceitos básicos – Classificação dos fonemas – Sílabas – Encontros Vocálicos – Encontros Consonantais – Dígrafos – Divisão silábica.
ORTOGRAFIA: Conceitos básicos – O Alfabeto – Orientações ortográficas.
ACENTUAÇÃO: Conceitos básicos – Acentuação tônica – Acentuação gráfica – Os acentos – Aspectos genéricos das regras de acentuação – As regras básicas – As regras especiais – Hiatos – Ditongos – Formas verbais seguidas de pronomes – Acentos diferenciais.
MORFOLOGIA: Estrutura e Formação das palavras – Conceitos básicos – Processos de formação das palavras – Derivação e Composição – Prefixos – Sufixos – Tipos de Composição – Estudo dos Verbos Regulares e Irregulares – Classe de Palavras.
SINTAXE: Termos Essenciais da Oração – Termos Integrantes da Oração – Termos Acessórios da Oração – Período – Sintaxe de Concordância – Sintaxe de Regência – Sintaxe de Colocação – Funções e Empregos das palavras “que” e “se” – Sinais de Pontuação.
PROBLEMAS GERAIS DA LÍNGUA CULTA: O uso do hífen – O uso da Crase – Interpretação e análise de Textos – Tipos de Comunicação: Descrição – Narração – Dissertação – Tipos de Discurso – Qualidades e defeitos de um texto – Coesão Textual.
ESTILÍSTICA: Figuras de linguagem – Vícios de Linguagem.
Matemática: Radicais: operações – simplificação, propriedade – racionalização de denominadores; Equação de 2º grau: resolução das equações completas, incompletas, problemas do 2º grau; Equação de 1º grau: resolução – problemas de 1º grau; Equações fracionárias; Relação e Função: domínio, contradomínio e imagem; Função do 1º grau – função constante; Razão e Proporção; Grandezas Proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem; Juros Simples e Composto; Conjunto de números reais; Fatoração de expressão algébrica; Expressão algébrica – operações; Expressões fracionárias – operações - simplificação; PA e PG; Sistemas Lineares; Números complexos; Função exponencial: equação e inequação exponencial; Função logarítmica; Análise combinatória; Probabilidade; Função do 2º grau; Trigonometria da 1ª volta: seno, co-seno, tangente, relação fundamental; Geometria Analítica; 16 Geometria Espacial; Geometria Plana; Operação com números inteiros e fracionários; MDC e MMC; Raiz quadrada; Sistema Monetário Nacional (Real); Sistema de medidas: comprimento, superfície, massa, capacidade, tempo e volume.
Conhecimentos Gerais: Lei Orgânica do Município de Votuporanga/SP; Estatuto do Servidor Público do Município de Votuporanga/SP, Regimento Interno da Câmara de Votuporanga/SP (disponíveis no site www.camaravotuporanga.sp.gov. br).
Conhecimentos Básicos de Informática: Noções sobre Sistemas Operacionais (Windows e Linux); Conhecimentos de Teclado; Conhecimentos sobre: Word, Excel e Power Point; Internet; Uso do correio eletrônico (Outlook).
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
Assinar:
Comentários (Atom)